Sobre impor limites pessoais


Antes de qualquer coisa, saber impor limites às pessoas que estão em nossa volta está intimamente ligado à sua auto valorização.

Saber quem você é antes de qualquer coisa te mostra quais são seus próprios limites e quais os limites que você está confortável em impor às pessoas. Saber das coisas que te fazem se sentir bem, do que não faz, do que te traz alegrias e do que te entristece, o que te chateia e o que te faz querer sorrir. Primeiramente escute a você mesmo, sinta seu corpo, perceba quais suas emoções, não existe absolutamente nada de errado se você se perceber com raiva de determinada situação ou triste com alguém ou mesmo magoada, o importante é perceber, entender o que te levou a sentir isso e determinar os limites, sendo verdadeiro com você e com quem te rodeia, fale a verdade, seja sempre franco e real.

Contudo ser consciente dos seus sentimentos e ser verdadeiro não lhe da direito de ser desrespeitoso e humilhar ninguém. Fale sempre a verdade de seus sentimentos com amor e respeito a quem está ouvindo por mais raiva que você esteja no momento.

“olha amigo, no momento estou magoada e com raiva do que você falou e gostaria que você jamais fale novamente assim comigo, por favor.”

“Mãe, aqui em casa quem controla este sistema sou eu e meu companheiro, gostaria que você não opinasse mais sobre isso porque me chateia e assim como esta, para nós, está muito bem e funcionando. Obrigado”

Dizer sim para si mesmo é tratar-se com amor.

Deixamos as pessoas invadirem nossos limites por medo.

Medo de magoar;

Medo de estar sendo ingrato;

Medo de não atingir as expectativas do outro;

Medo de perder o emprego;

Medo de perder o que for;

Medo de não pertencer.


O medo de que sentimos nos aprisiona e faz com que deixemos os outros invadirem nosso espaço e acabamos por nos sentirmos pressionados, exaustos e sufocados.

Trabalhar em se colocar em primeiro lugar em qualquer situação vai te ajudar a diminuir seus medos, se conhecer vai te ajudar a não aceitar muitas das coisas que você achava que estava tudo bem, saber quem você realmente é vai te ajudar a criar laços de relações mais fortes e respeitosas simultaneamente, e a entender que as vezes quem está ultrapassando os limites é você, o limite dos outros e o seu próprio limite.

Quando você aprender a se respeitar, terá aprendido a impor limites nos outros e em si mesmo.

Ou seja,

1-Busque se conhecer;

2-Defina quais são seus próprios limites;

3-Aprenda a dizer não;

4-Seja firme.


Se precisar de ajuda busque um Terapeuta, você é a pessoas mais importante da sua vida!


Postagens mais visitadas deste blog

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS UM OLHAR SOBRE A ADOLESCÊNCIA.